Volkswagen Passat é rápido e moderno

Quem não se recorda, até com certa saudade, do velho Passat tão popular outrora? Pois bem, dele nada sobrou além do nome. Agora o modelo alemão é um dos automóveis mais sofisticados do mundo. Conta com diversas tecnologias de ponta, como o sistema Discovery Pro que pode ser controlado por gesto. Além disso, ficou mais potente que nunca, ultrapassando os duzentos cavalos de potência com seu motor TSI 2.0. Melhor que tudo isso é a redução de preço que o modelo sofreu para ficar mais competitivo.

Carros
1 ano atrás
Volkswagen Passat é rápido e moderno

Preço reduzido

Embora ainda esteja acima do poder de aquisição da maior parte dos brasileiros, o modelo teve seu preço reduzido e ficou ainda mais competitivo em relação os modelos de seu segmento. Agora o seu preço é de aproximadamente R$ 164.620, uma redução de mais de 13 mil reais, e está disponível no Brasil numa única versão, já de fábrica bastante completa.

O modelo conta com oito opções de cores: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Manganês, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson (metálicas), Branco Puro (sólida) e Preto Mystic (perolizada). Tem como opcional o teto solar panorâmico, por aproximadamente R$ 5.370.

Novidades de 2018

O que antes era um opcional agora vem como item de série: Painel Digital Programável (Active Info Display); seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão (DCC); Controle adaptativo de distância e velocidade (Adaptive Cruise Control) com função de frenagem de emergência (City Emergency Brake) e sistema de monitoramento frontal (Front Assist).

Mas o maior destaque fica por conta do ultra moderno sistema Discover Pro (terceira geração), com tela touchscreem de 9,2 polegadas que pode ser controlada por gestos. Não há nenhum outro modelo da marca que conte com esse sistema. Com um simples gesto da mão (lentamente na horizontal) pode-se acessar o menu principal, onde todas as informações da central multimídia estão contidas. Apenas com gestos é possível mudar a estação de rádio, navegar entre os álbuns de música que estejam na central, ou mesmo passar fotos ou páginas do menu de funções do veículo.

O avançado sistema permite a máxima conectividade de todos aparelhos smartphones através do do App-Connect, e inclui plataformas como MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. A navegação por mapas também é facilitada pela possibilidade de utilizar o Waze ou o Google Maps. O sistema também reconhece comandos de voz, e está equipado com leitor de DVD e HD interno de com 60 Gb.

Active Info Display

Outro sistema exclusivo é o Active Info Display. No Passat todas as informações são feitas via sofware, ou seja, tudo é digital. Tais informações são apresentadas numa tela de alta resolução de 12,3 polegadas que fica no lugar do painel de controle. Ele pode ser exibida em 2D ou 3D. Quando está em modo de navegação, por exemplo, o velocímetro e o conta-giros ficam nas laterais, deixando mais espaço para o mapa no centro da tela.

Controlador adaptativo de distância e velocidade (ACC)

Um dos sistemas de segurança mais importantes do modelo é o Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC). Por ele é possível predeterminar uma velocidade constante do veículo, mas também pode-se definir uma distância limite em relação ao carro da frente, de maneira que, através de sensores instalados na dianteira, o veículo reduza a velocidade quando essa distância for menor que o permitido, tudo sem precisar da intervenção do motorista. Quando a distância volta a aumentar, o veículo retoma a velocidade estabelecida anteriormente. O sistema pode ser acionado e desativado a qualquer momento pelo motorista.

Sistema de monitoramento frontal (Front Assist)

Outro recurso fundamental para a plena segurança dos passageiros é o sistema de monitoramento frontal (Front Assist) com City Emergency Braking. Basicamente o sistema funciona com os sensores dianteiros que monitoram constantemente o tráfego à frente e pré-dispõe o sistema de freios para uma emergência antes mesmo que o motorista tenha encostado o pé no pedal do freio. Além disso, o sistema emite um sinal (que poderá ser sonoro ou visual, de acordo com a configuração escolhida) para que a reação do motorista seja ainda mais rápida e evite a colisão.

City Emergency Braking

O sistema conta com um extensão, o City Emergency Braking, que funciona em velocidades abaixo de 30 km/h, freando o veículo em caso de necessidade caso o motorista não o faça. Ou seja, através dos sensores dianteiros o sistema entende que a aproximação do veículo ou obstáculo à frente está exageradamente rápida e entende que precisa frear o veículo para evitar a colisão. Ele é capaz de parar completamente o carro e evitar uma colisão frontal no último segundo.

Sistema Pro Active

O sistema Pro Active (Proteção proativa dos passageiros) é outra fantástica ferramenta de segurança do veículo. Caso o sistema identifique alguma situação de risco, como por exemplo uma forte frenagem ou uma perda de estabilidade que acione o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), os cintos são pré-tensionados para atingir a máxima eficácia e as janelas e teto-solar são fechados para que os airbags frontais proporcionem o máximo de absorção de energia possível, protegendo ao máximo os passageiros.

Itens de série

A lista de itens de série do Passat é extensa: bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e apoio lombar com massageador no banco do motorista (com memória de três posições e função ‘easy-entry’, que recua automaticamente o banco para facilitar a entrada do motorista e em seguida retorna à posição original), seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel e sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave, partida por botão no console e abertura da tampa do porta-malas com movimento do pé sob o para-choques), porta-luvas refrigerado, câmera de ré, freio de estacionamento com acionamento elétrico, detector de fadiga e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista, sistema start-stop, que desliga/liga automaticamente o motor em paradas de trânsito intenso ou semáforo, volante multifuncional com revestimento em couro, comandos do rádio, paddles shift para troca de marchas, computador de bordo e controlador automático de velocidade, bancos revestidos em couro Nappa, rodas de liga leve aro 18 com pneus autosselantes 235/45 R18.

Motorização potente

A motorização do Passat não fica atrás do conjunto apresentado acima. O motor é um 2.0 TSI com 220 cv de potência entre 4.500 e 6.200 rpm, e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque entregues a partir de 1.500 rpm, com transmissão automática DSG de 6 velocidades.

Ele traz um sistema de injeção de combustível duplo, combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão. O próprio sistema escolhe o melhor modo de injeção em cada situação, diminuindo consideravelmente o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

Com todas essas características, não é de se surpreender que o modelo pode atingir de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, e chegue à velocidade máxima de 246 km/h.

Dimensões

As dimensões do modelo são: 4.767 mm de comprimento, 2.791 mm de distância entre-eixos, 1.476 mm de altura e 1.832 mm de largura. O porta-malas conta com 586 litros de capacidade.

Seleção do perfil de condução (DCC)

Um dos recursos mais interessantes do Passat é o de seleção do perfil de condução, que conta com o controle adaptativo da suspensão, com cinco modos de condução: Comfort, Normal, Eco, Individual e Sport, que podem ser escolhidos pelo motorista através de um botão localizado no console central, perto da alavanca de câmbio.

No modo Eco todo sistema do veículo (motor, ar condicionado, unidades auxiliares) são otimizados e outros sistemas são acionados de modo a aproveitar a energia cinética do carro, de modo a entregar a maior economia de combustível.

No modo Confort a prioridade é a comodidade dos ocupantes. Dessa forma, funções que aumentem a suavidade da suspensão, da frenagem e outras são ativadas e proporcionam um verdadeiro conforto de primeira classe para os passageiros. Com a opção Individual é possível personalizar algumas funções nesse modo.

Já no modo Sport a primazia fica por conta da potência e da agilidade. Todas as funções que aumentam o desempenho do veículo (resposta do motor, troca de marcha), bem como as de segurança, são acionadas e o carro pode atingir sua potência máxima. Nessas condições a pilotagem no Passat é pura emoção.

Sistema DCC

O sistema DDC é o responsável por controlar as válvulas do amortecedor, o que faz de forma totalmente eletrônica, reconhecendo a carga de amortecimento mais adequada para cada ocasião, com um ajuste milimétrico. Uma novidade desse sistema é a combinação com conexões hidráulicas usadas no eixo traseiro, as quais ligam o braço de controle ao sub-chassi diminuindo as vibrações incômodas provocadas pelo pavimento ruim que encontramos a maior parte das vezes.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?