Você sabia que faxinar pode causar males a saúde como fumar um maço de cigarros diariamente

Pois é, segundo estudiosos da Universidade de Bergen, na Noruega limpar a casa pode ser equivalentemente prejudicial à saúde quanto fumar 20 cigarros por dia. Mas não é novidade pra ninguém que o mesmo é um grande vilão para a saúde humana e muitas outras, bem como a sujeira e o pó, prova disso é que algumas pessoas piram com a organização e higiene, porém dependendo de como você faxina seus ambientes e o uso de determinados produtos podem ser tão maléficos e prejudiciais a sua saúde quanto ao uso do cigarro.

Curiosidades
9 meses atrás
Você sabia que faxinar pode causar males a saúde como fumar um maço de cigarros diariamente

É uma conclusão significativa após 20 anos de pesquisa analisando um grupo de pessoas que continha mais de 6,2 integrantes que iniciaram este projeto quando estavam, em média, entre 34 anos de idade. Foi relevante o resultado de que o principal vilão dos problemas de saúde estava associado aos produtos químicos que são comprados em tubos de spray e borrifação. Os indivíduos que apresentaram maior índice de prejuízos limpavam suas casas com maior frequência no uso esses itens tinham. Eles conquistaram um dano pulmonar equivalente ao de fumar os 20 cigarros diariamente!

Haviam alguns estudos anteriores que avaliaram o impacto sobre agentes químicos de possível inalação, que provavelmente pioravam quadros clínicos de indivíduos que sofriam com asma. Mas, as referidas pesquisas tinham por finalidade obter um resultado num prazo mais curto de tempo. No entanto, a análise a qual citamos é da professora da área médica da Universidade de Bergen, Cecile Svanes, e trata-se de um trabalho mais aprofundado a respeito do tema para descobrir o impacto em longo prazo dos produtos de limpeza. Curioso? Veja mais aqui.

É preciso parar de limpar a casa, então?

Claro que não. Limpar é higiene e é importante para a saúde e bem estar, mas precisa ficar de olho na saúde e cuidar dela nos detalhes. Afinal, é apenas uma vida que se tem e ela deve ser respeitada e cuidada como o maior bem que se tem.

É importante que você saiba, sobre a pesquisa, que a função pulmonar foi testada por meio da quantidade de ar que os indivíduos eram capazes de expelir com força. Em seguida, os dados coletados iam para análise e, comparados com questionários respondidos pelas pessoas participantes do estudo sobre seus hábitos de limpeza de casa, o resultado foi impressionante.

Entre o público feminino, a capacidade do uso pulmonar chegou a ficar mais comprometida entre aquelas que limpavam a casa com maior frequência. O que aumentou o índice de asma, tanto para quem não tinha quanto para quem teve seu quadro piorado, e aumentou significativamente entre aquelas que eram mais expostas em seus ambientes domésticos. Este trabalho demonstrou que os homens seriam, em tese, mais resistentes aos mesmos produtos de limpeza e higiene, ou, somente tiveram menos contato ao longo da vida. Quando respiramos e no ar tem esses produtos, estas partículas entram no sistema respiratório causando danos irreversíveis ao longo das mucosas que revestem as vias aéreas.

Considerações finais sobre cigarros e limpesa

Não devemos parar de limpar nossa casa. Nunca! Conviver na sujeira é pior ainda, logo, nossa dica é para que você seja inteligente e passe a usar máscaras protetoras de microfibra durante a sua faxina, protegendo seu corpo de inalar agentes tóxicos que, mesmo perfumados não passam de química e podem causar grandes agressões, irreversíveis, aos seus pulmões.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?