Tudo sobre a Praia do Carmo em Olinda, resumo da história e cultura

Carmo é um bairro de Olinda em Pernambuco. Ela integra a 8ª Região Político-Administrativa – RPA 8. A praia fica ao lado da Praça do Carmo, início da parte histórica, com águas poluídas pelo esgoto que chega da parte nova de Olinda, tornou-se um lugar impróprio para banho. Um horror como praia. Bonita para tirar fotos na escadinha e passar alguns minutos, nada além disso. Nas proximidades também há alguns pontos de comércio interessantes.

Turismo
9 meses atrás
Tudo sobre a Praia do Carmo em Olinda, resumo da história e cultura
Tudo sobre a Praia do Carmo em Olinda, resumo da história e cultura (foto: reprodução/Google)

É uma praia com extensão mediana e é tida como um dos refúgios da cidade. É pouco explorada pelo turismo, então não é conhecida entre os visitantes, que buscam praias mais badaladas. É frequentada por moradores e pescadores e oferece uma larga faixa de areia grossa. Com águas calmas e transparentes, há quem defenda a ideia de banho e prática de esportes náuticos, como caiaque e jet ski.

DICA: É indicado que o visitante leve alimentos e bebidas para poder desfrutar o pôr-do-sol, é um grande atrativo. Infelizmente é tida como uma praia suja entre visitantes e moradores. Não indicada para banho, é um lugar que recebeu atenção da prefeitura de Olinda com a intensificação na coleta de lixo, entre outras praias. Secretaria de Serviços Públicos de Olinda intensifica também os serviços de limpeza da faixa de areia e do calçadão das praias do Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. Foi uma ação pontual da administração pública que coletou entulhos e instalou 30 lixeiras ao longo da orla, ajudando assim na conservação da limpeza da praia contribuindo com a população fazendo com que diminua o lixo descartado de forma correta e consciente.

Um pouco sobre história e cultura

Privilegiada pela sua localização, a Praia do Carmo destaca-se pela proximidade ao Sítio Histórico de Olinda. A praia possui arrecifes artificiais para conter o avanço das águas. É possível observar o antigo Fortim de São Francisco, que devido aos sucessivos ataques durante a colonização holandesa, a fortificação perdeu sua forma baluarte e ficou conhecido como Forte do Queijo, nome dado pelo novo formato quadrangular, ele foi construído por Cristovão Álvares, no século XVII.

O turista, ao passear pela orla, poderá contemplar com essa antiga obra que pode ser vista subindo pela rampa do Fortim (extensa e íngreme). Para quem aprecia, há canhões e muito de sua estrutura conservada. Às margens da orla do Carmo há também, arquiteturas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Fazem parte do calçadão da praia, que dão início ao passeio pela cidade, a Praça de João Pessoa, o Cine Olinda foi construído na fase do Ciclo do Recife, década de 30 do século passado.

É uma praia conhecida por desrespeito com banhos de cavalos

Os comerciantes estão perdendo o sono com a falta de clientes, mas tem uma explicação óbvia, há cavalos soltos pela areia. Os animais tomam banho de mar e correm entre as mesas dos banhistas, o que assusta e chateia banhistas e visitantes. Os animais emporcalham a praia com fezes chegando ao ponto de que com tanta proximidade, a brutalidade dos animais causa alvoroço e acidentes.

A praia recebe visitas de peixes-boi em reabilitação

Tem boas visitas também. É frequente, as vezes acontece da Clara, um peixe-boi, passear pelas águas da praia interagindo com os banhistas. Ela é monitorada pelo Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Segundo uma veterinária do CMA, o animal não está preso e aparece bastante na beira da praia. Transeuntes dizem que o animal poderia estar encalhado, mas ele fica no raso para ganhar atenção mesmo, quando eles vão embora, ele também sai. Clara já tem noção de variação da maré e fica dando um tempo lá. O importante é que a população não a alimente para que ela mesa seja capaz de caçar, fazendo então um verdadeiro ato de preservação com amor para o animal.

Praia do Carmo 2 km do Centro | Centro, Olinda, Pernambuco, Brasil

A praia do Carmo não é a melhor praia, muitos turistas não gostam muito, ela é imprópria para banho, mas sua orla é bem interessante, serve para uma ótima caminhada para quem aprecia.

Conheça o mapa da Praia do Carmo

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?