Pacote de turismo no Jalapão em Tocantins garante fotos incríveis com pousadas aconchegantes

O que fazer em Jalapão? Este parque estadual em Tocantins de 1.589 km² é uma beleza de conservação e proteção integral à natureza. Sua posição no mapa garante continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Uma das principais atrações turísticas do estado, é tido como turismo verde para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Turismo
2 anos atrás
Pacote de turismo no Jalapão em Tocantins garante fotos incríveis com pousadas aconchegantes
Gabriel Castaldini / Wikimedia

Jalapão: O que fazer por lá

Com temperatura média de 30º, o Parque Estadual do Jalapão é repleto de belezas naturais, como rios de águas limpas e transparentes. Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.

Os principais atrativos dependem dos gostos dos turistas, seja no período chuvoso ou de estiagem, entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Destino já conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. Localizada no Estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Fluxo de turistas no Jalapão aumentou

Entre 2016 e 2017, o fluxo de turistas nas dunas do Jalapão, no Tocantins, aumentou quase 15%. As informações são do Naturatins, o Instituto Natureza do Tocantins. Até o mês de setembro, foram mais de 16,6 mil visitantes.

Para manter a biodiversidade e o potencial turístico, o Instituto vem reforçando o monitoramento de visitas aos atrativos do Parque. Toda a área é monitorada por servidores da unidade de conservação, como guarda-parques e inspetores de recursos naturais.

Nos feriados prolongados, quando o volume de turistas triplica, o Naturatins conta com o apoio do Programa Voluntário Pela Natureza, que seleciona pessoas que querem, espontaneamente, colaborar em atividades nas Unidades de Conservação.

O Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Proteção Integral do Tocantins. Está a cerca de 250 km de Palmas, possui uma área de mais de 158 mil hectares e está localizado no município de Mateiros.

Entre os principais atrativos, estão rios, lagoas, cachoeiras, corredeiras e ressurgências hídricas, conhecidas como fervedouros. Além das dunas de areias avermelhadas.

*Com informações da Agência Brasil.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?