Hyundai HD 80 é um caminhão leve com bom preço

O Hyundai HD 80 é um dos destaques da marca no momento. Um caminhão versátil, leve e com ótimo custo benefício. O modelo foi projetado para se adaptar a vários tipos de carroceria, permitindo sua utilização em qualquer área de atuação. Além disso, as melhorias feitas em relação ao seu antecessor, o HD 78, são suficientes para convencer o cliente a comprar o novo modelo.

Auto
7 meses atrás
Hyundai HD 80 é um caminhão leve com bom preço

Preço

O preço do HD 80 da Hyundai é aproximadamente de R$ 118.800, com ótimo custo benefício em relação aos concorrentes, sendo que a marca oferece apenas uma opção de acabamento na cor branca. Contudo, com um chassi mais resistente que a geração anterior, o modelo conta com uma ampla gama de possibilidades para configurar a parte de carga de acordo com as necessidades: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

Novidades do modelo

O HD 80 está trazendo diversas novidades em relação ao seu precedente, o HD 78, e entre elas está a evolução na mecânica, que trouxe como consequência uma performance melhor, mais segurança e também versatilidade no dia-a-dia, sem abrir mão da resistência de todo conjunto, nem mesmo do custo da manutenção que, aliás, ficou ainda mais barato.

Outra grande novidade é o sistema de freios não mais hidráulico, mas com freios pneumáticos com tecnologia ABS de fábrica. Com esse sistema, a segurança tanto do motorista quanto da carga foram aumentados consideravelmente, uma vez que os freios não travam mais e que a distância entre o ponto de frenagem e a parada completa ficou muito menor.

Com a implementação desse sistema de freios foi possível aumentar também o Peso Bruto Total (PBT) – soma do peso do caminhão mais a capacidade de carga – que passou de 7.800 kg para 8.000 kg, ou seja, a capacidade de carga líquida é de aproximadamente 4.400 kg.

O design da cabine também trouxe algumas novidades: uma nova grade frontal, mais moderna e funcional. Mas por dentro é que se encontram as grandes mudanças: quadro de instrumentos do console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento melhorada e a inclusão do computador de bordo.

Motorização potente, econômica e ecológica

O HD 80 conta com uma motorização bastante potente, com motor diesel biturbo 3.0 FPT F1C 2ST com sistema EGR, e o sistema de injeção eletrônica de combustível nos dois turbos. Sua potência máxima é de 170 cv a 3.500 rpm, 10% a mais que seu antecessor, e torque máximo de 40,8 kgf.m entre 1.500 e 2.200 rpm. Na prática essa potência se observa na agilidade que o modelo demonstra para sair da inércia, mesmo completamente carregado, fator de relevo especialmente para quem trabalha em grandes cidades.

Outra vantagem dessa motorização é que a faixa de rotação do motor para entregar a potência total é relativamente baixa, graças aos dois turbos de dimensões diferentes e que trabalham em série. Além de diminuir o consumo de combustível, esse sistema diminui consideravelmente a emissão de poluentes.

Tecnologia EGR

Um dos grandes destaques do modelo é o sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation), responsável por reduzir a emissão de gases poluentes. Esse sistema dispensa o uso do ARLA 32 – solução de ureia usada para reduzir a emissão de gases poluentes como o Óxido de Hidrogênio – e atende às exigências da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

Como se não fosse suficiente a diminuição de poluentes, esse mecanismo é mais barato tanto para o custo da operação de montagem quanto para a manutenção, impactando diretamente no bolso dos consumidores, que terão um produto melhor e mais acessível, com baixo custo de manutenção.

Além do EGR, o modelo ainda conta com um sistema de escapamento melhorado, composto por: um pré-catalizador, um catalizador DOC (Diesel Oxidation Catalyst), responsável por reduzir a quantidade de fuligem, e um filtro DPF (Diesel Particulate Filter), responsável por filtrar os gases e remover as partículas de diesel.

Transmissão de 5 marchas

Um complemento importante e que merece ser mencionado é o câmbio manual de 5 marchas do HD 80, com sistema de embreagem servo-assistido, componente que deixa a embreagem mais leve e não desgasta tanto o motorista, especialmente no trânsito ruim das grandes capitais. O escalonamento de marchas foi melhorado, e pretende aproveitar melhor a potência e torque do motor.

A transmissão trabalha em conjunto com o motor e o diferencial traseiro através do novo eixo cardan. Equipado com uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta, o modelo tem um desempenho muito mais satisfatório que o seu antecessor.

Novo sistema de freios pneumático

Como já dissemos acima, o sistema de freios é totalmente novo, vamos dar apenas mais alguns detalhes técnicos. O sistema de freios pneumáticos com ABS são itens de série do novo modelo, não há mais a possibilidade do freio hidráulico da geração anterior. Isso proporciona uma frenagem muito mais confiável.

Além disso, o HD 80 conta com o ajuste automático da folga das lonas de freios, não sendo mais necessário fazer isso manualmente. O freio de estacionamento agora é acionado por uma alavanca entre os bancos do motorista e passageiro.

Chassi mais robusto e flexível

Outro destaque do novo modelo é o chassi, agora muito mais robusto. Produzido em aço, conta com um ótimo sistema de travessas parafusadas e rebitadas, proporcionando mais resistência e flexibilidade de torção, aumentando assim a vida útil do veículo.

Ele também foi projetado para permitir uma ampla gama de implementos de carroceria, permitindo ao proprietário adaptar facilmente para sua área de atividade. Ele também oferece um desempenho dinâmico em qualquer condição de operação.

Eixos e suspensões

Outro item aprimorado, e que mistura segurança e conforto, é o novo conjunto de eixos e suspensões. O sistema de suspensão conta com novos feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras na dianteira e traseira, projetados para proporcionar mais conforto aos passageiros e mais estabilidade para a carga. Já os eixos, traseiros e dianteiros, trazem: ponta de eixo, braço de direção, carcaça do diferencial traseiro, entre outras melhorias menores.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?