Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos

Porto de Galinhas é um destino não radical, sem trânsito e vida noturna dá pra aproveitar bastante as praias e as formações de piscinas naturais. Os peixes estão praticamente domesticados, afinal, é possível dar comida a eles em troca de que nadem em sua volta. Dá pra alugar um buggy e dar um passeio na Praia de Muro Alto, é um passei romântico e inesquecível. Para quem deseja além de passar o dia e dormir por lá, pode aproveitar profundamente a brisa numa rede acompanhando de perto, vendo e ouvindo de perto o Atlântico muito verdinho, de águas mornas e translúcidas.

Turismo
10 meses atrás
Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos
Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos (foto: Lais Castro Trajano/Flickr)

Como chegar em Porto de Galinhas

Destino perfeito para quem está procurando uma viagem com muita praia, areia e mar

Prepare sua mala com apenas 4 coisas na sua bagagem:

  1. Roupas – preferencialmente bem leves, lembre-se de que poderá dar umas caminhadas na areia ou feirinhas;
  2. Protetor solar – para ter uma noite tranquila sem ardor de queimaduras indesejadas, aproveitando bastante a cultura, o forró e a gastronomia da cidade;
  3. Câmera ou celular – assim você tem a possibilidade de registrar seus momentos em fotos maravilhosas por águas cristalinas, nas piscinas naturais e nos passeios de buggys;
  4. Nossas dicas no celular, no bloquinho ou onde preferir, não dá pra perder nada num encanto de lugar como esse.

O destino tem muitos lugares lindos, realmente paradisíacos com infraestrutura adequada e muita vida marinha. Reservas e locais de preservação ambiental são palavras de ordem no município de de Ipojuca, estado brasileiro de Pernambuco. Trata-se de uma região com piscinas de águas claras, mornas e formadas entre os corais. Possui mangues, estuários, coqueirais e areias brancas fininhas. Muito frequentado por surfistas e turistas de todo o canto do mundo, foi eleita pela revista Viagem e Turismo (Editora Abril), como a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas.

Pontos turísticos de Porto de Galinhas

Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos (foto: Leo Benini )
Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos (foto: Leo Benini/Wikipedia)

Piscinas Naturais

As piscinas são bonitas e sempre é uma atração e tanto, há reclamações a respeito dos jangadeiros, arrogantes. Dizem que é preciso maior preparo para lidar o público, segundo frequentadores.

Praia de Muro Alto

A praia de Muro Alto é uma das mais bem preservadas da região, homenageado por uma grande barreira natural de corais e pedras em águas relativamente rasas, podendo acessá-la a pé, pois é formada por recifes e piscinas naturais com ondas baixas, que as fazem ideais para nadar.

Pontal de Maracaípe

Lugar de águas calmas claras, entre turistas destaca-se como melhor lugar para viagens de bote pelos mangues, onde poderá ver cavalos marinhos em seu habitat natural (passeio pode ser precificado).

Praia De Maracaípe

É para quem quer entretenimento mesmo, um local de encontro jovens surfistas, acontecendo vários campeonatos nacionais de circuitos de surfe, como o Circuito Brasileiro e o Pernambucano.

Praia da Vila

Praia linda de águas tranquilas, o que estraga mesmo é a abordagem dos moradores, segundo frequentadores é invasiva e irritante, te seguem e se você para eles também param, te cercam e vão falando atrás de você. Mas o lugar realmente vale ter esta paciência.

Praia de Cupe

Repleta de piscinas naturais de treinamento durante maré baixa, com águas calmas, claras e quentes.

Praia de Serrambi

A Praia é linda e tranquila, sem tumultos ou qualquer aglomeração de visitantes. É um lugar para tranquilidade num mergulho livre ou na outra ponta praticar um surf que em noites de lua cheia, fica mais bonita ainda. Águas tranquilas para famílias e para crianças oferecendo banho de mar seguro. Caso queira usar snorkel e máscara, são válidos para um mergulho livre durante a maré baixa. É uma praia sem suporte, não tem barraquinhas com comidas ou bebidas ou suporte, então leve o que irá consumir. Em contra partida há os que dizem o contrário. Que é uma praia feia, esquisita, com um clima esquisito, que não dá pra ficar nem 10 minutos no lugar porque é uma praia misturada com barcos.

Projeto Hippocampus

Trata-se de um projeto a favor da preservação de cavalos marinhos. O local não tem nada demais, mas para estudantes e curiosos vale uma visitinha nesta sala repleta de aquários composta de alguns peixes e cavalos marinhos, há uma lojinha com suvenires. Entrada custa em torno de R$ 12 reais.

Centro de Atendimento ao Turista

Amabilidade, receptividade e boa atenção com bom gosto são palavras que podem definir este local atualmente, seria a característica desse centro. Oferecem muitos materiais, mapas, folhetos, contendo todos os tipos de passeios que podem ser feitos. Se você quer explorar bem Porto de Galinhas, vale dar uma passadinha lá e se informar bem.

Ateliê Gilberto Carcará

Lindo e típico local para todos conhecerem, dá para conhecer pessoalmente o artista criador das galinhas feitas em troncos de coqueiro espalhadas por lá. Há outras lindas peças a pronta entrega ou, você ainda pode pedir a criação.

Praia de Toquinho

Praia um pouco mais reservada, com casas enormes e muito lindas, uma praia reservada e com acesso limitado ou seja nenhum estranho entra a não ser que seja convidado por algum morador ou proprietário.

Praia de Camboa ou Gamboa

De manhã com a maré baixa é possível ver as piscinas naturais, na medida em que a maré sobe as águas transformam-se de tranquilas a fortes até o final da tarde. Curtir um passeio de buggy ou escolher jangadas para passeios são ótimas dicas, tem as empresas para quem curte mergulhos pelos corais! Fotos ficam lindas, águas mornas e uma recordação inesquecível!

Feira de Artesanato

Bem pequena e com boas barraquinhas, não faltam versões de galinhas em formas e modelos dos mais diferentes possível. Pechinchar não é moleza, mas vale tentar para conseguir aquele maravilhoso descontinho. Tem até som com artistas locais.

Igreja e Mirante do Outeiro

Um lugar com bastante vento, mas tranquilo, quase deserto por isso não é recomendado ir sozinho. É uma igrejinha histórica e simples, muito bonita, lá tem tem um cemitério. Na entrada há duas barracas na entrada que vendem água e doces.

Engenho Massangana

Vale a pena visitar, há guias pelo Museu, capela e que detalham sobre o local, dá para aprender coisas novas e inusitadas como onde surgiu a palavra “Enfesado” e o possível motivo da frase “Segurando Vela”. Passeio para quem gosta de um pouco de história.

Praia da Enseadinha

Ótimo para quem tem crianças e gosta de caminhadas, é para quem quer desfrutar entre família e amigos. Dias da semana são mais livres e mais confortável.

Praia de Cacimbas

Praia é excelente, ótima para família curtir bastante, uma praia bem tranquila.

Engenho Gaipió

O passeio precisa ser agendado, o trajeto não é complexo, mas não existem placas. Caso a ideia seja ir por conta, precisa ir perguntando nos Postos de Combustível (todos sabem indicar), com aproximadamente 7 km de estada de terra, um carro popular 1.0 dá conta do recado. Na chegada é possível avistar a Casa Grande, que para ser visitada precisa de agendamento, como dito anteriormente, deve ser feito no Hotel Sete Colinas, de Olinda (de propriedade dos herdeiros do dono do engenho), lá tem uma igreja que foi construída no ano de 1853. É válido fazer esse passeio com um guia turístico.

Museu das Tartarugas – Ecoassociados

Lugar bem legal para levar crianças e se ficar inteirado acerca do projeto (extremamente importante na preservação das tartarugas marinhas), já que a região é um local de desova. Além de uma aula de educação ambiental, podemos saber a respeito da data de nascimento de tartaruguinhas, soltura de tartarugas em reabilitação e muitas curiosidades. Recomendável!

Casa Jerimum

É pequena, mas a galeria conta com muitas variedades em peças de artesanato feitas por artistas regionais. São artigos realmente incríveis, peças únicas e com preço justo. O mais interessante é a valorização dos artistas da região, possuem plaquinhas informativas que contam um pouco de suas histórias, em que região moram e suas fotos, ela fica na rua esperança. Vale a pena ir!

O que fazer

Há pelo menos 2 tipos de passeios importantes mesmo, quando for conhecer estas belezas naturais: Jangada e Buggy. Para não sair sem conhecer a raiz de Porto, basta um passeio pela vila com direito a comidas típicas e muito, muito forró.
Passeio de Jangada
Poderá conhecer as piscinas naturais, tem seu ponto de partida na Praia da Vila e podem ser adquiridos em guichês da Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas.
Normalmente são apenas 10 minutinhos até a formação, neste passeio já consegue observar pontos com acesso impedido para a preservação de vida marinha. è um passeio de aproximadamente 40 minutos, e para aproveitar de verdade este investimento, é ir acompanhado de levar uma máscara de mergulho (snorkel), assim você consegue ver tudo acontecendo e se mexendo… Caranguejos, ouriços e peixinhos que colorem as águas cristalinas, e mais!

Acompanhe outros passeios que podem ser legais e que estão disponíveis por lá:

    • Excursões por patrimônios históricos
    • Excursões de lancha
    • Passeios de barco
    • Excursões ecológicas
    • Passeios a pé
    • Mergulho com e sem snorkel

Guia completo de Porto de Galinhas, o que fazer, dicas, pousadas, resort, pacotes, hoteis e fotos (foto: arquivo pessoal)

  • Passeios particulares
    Passeio de Buggy (tem um passeio chamado Ponta a Ponta, que dura aproximadamente 4 horas. Trata-se de uma visita à praia de Muro Alto, Pontal do Cupe, Maracaípe e seu Pontal.
  • Passeio de Jangada no Rio Maracaipe

Em Porto de Galinhas o forte é o forró. É verdade que esse ritmo mexe com o nosso coração, mas nem todo mundo nasceu com o dom de ser forrozeiro. Não tem problema, Porto é tão legal que você vai aprender a dançar em qualquer casa de show. Uma das mais famosas é a Lua Morena, a entrada custa aproximadamente R$20,00 e o lugar abre de quarta a sábado. Para ver um pouco da cultura da cidade a dica é ir até o Calçadão. Lá além de ser o point da região, por isso muito movimentado, tem também muitas lojinhas de artesanatos e restaurantes com comidas típicas.

Saiba tudo sobre Táxis e traslados em Porto de Galinhas

Pára tudo! Antes de mais nada, aproveite a proximidade da incrível Praia de Maragogi, considere a hipótese em seu roteiro, permita-se uma ida a essa pacata cidade perfeita para quem quer relaxar. As galés de lá são conhecidas pelos seus tons verdes cristalinos, completamente diferente dos que você vai ver em Porto de Galinhas, por isso vale muito a pena visitar.

Voltando à locomoção… muito depende do que você pretende, há os que defendam o aluguel de carro, acrescentam que seu passeio será de acordo com o seu tempo e dentro do seu planejamento, afinal, de carro dá para conhecer todo potencial – desde Porto de Galinhas a Maragogi ou até São Miguel dos Milagres, mas é válido fazer as contas, pois pode sair bem mais em conta pagar um transfer do aeroporto até o hotel e outro de lá para onde for. Se pretenderes fazer todos os passeios de buggy, vale analisar o que sai realmente mais em conta. E, claro, conte com a opção de transporte coletivo e táxis/Uber, são várias opções.

Restaurantes, bares e cafés em Porto de Galinhas

Em Porto de Galinhas o forte na música é do forró, um ritmo que mexe com o nosso coração, mas nem todo mundo nasceu com o dom de curtir o melhor do ritmo. Se é seu caso, ok, sem problemas, Porto é tão incrível que fará você dançar em qualquer casa de show, só pra falar, uma das mais famosas é a Lua Morena, a entrada pode custar por volta de R$20,00, funcionando de quarta-feira a sábado. Mas se quer mesmo é ver um pouco da cultura da cidade, neste caso, a dica é dar um pulinho no Calçadão, tem também muitas lojinhas de artesanatos e restaurantes com comidas típicas. Veja alguns restaurantes conhecidos que separamos pra você ficar sabendo:

  • Farofa Fina,
  • MaRdioca,
  • Barcaxeira,
  • Tapioca da Praia,
  • La Tratoria, Gratin,
  • Restaurante Maracajú,
  • Domingos,
  • Tapioca da Praia,
  • Estrela da Manha,
  • La URSA Hamburgueria Artesanal,
  • Caldinho do Nenen Porto de Galinhas,
  • Café da Moeda,
  • Café do Brasil,
  • Beijo Café,
  • Sorveteria Italiana Delizia Di Latte, etc

Onde ficar, hotéis, pousadas ou resort

  • Serrambi Resort,
  • Pousada Ecoporto,
  • Kembali Hotel,
  • Hotel Solar Porto de Galinhas,
  • Pontal De Ocaporã,
  • Pousada Iandê,
  • Hotel Vivá Porto de Galinhas,
  • Raja Pousada Cores Do Mar,
  • Summerville Beach Resort,
  • Pousada Tabapitanga,
  • Village Porto de Galinhas,
  • Hotel Armação,
  • Pousada Xalés de Maracaípe,
  • Pousada Parador 081,
  • Marupiara by GJP,
  • Pousada Maria Bonita Porto de Galinhas,
  • Marulhos Suítes Resort,
  • Ancorar Flat Resort,
  • Porto de Galinhas Praia Hotel,
  • Hotel Aconchego Porto de Galinhas,
  • Pousada Marambaia Do Porto,
  • Tabaobí Smart Hotel,
  • Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas,
  • Estação do Sol Praia Hotel,
  • Enotel Acqua Club Porto de Galinhas, etc.

Pesquise bastante antes de fechar comprar sua viagem. Confira os preços, acomodações, café, estacionamento, wi-fi, frigobar, serviços disponíveis, localização e, claro, o que você quer e ajuste tudo antes de finalizar a compra. Confira as reclamações do local em que se hospedará, assim evita possíveis enganos e frustrações. Contribuirá muito para que a sua viagem a Porto de Galinhas torne-se inesquecível. A dica é para você que tem dúvidas se vale a pena fechar pacotes para Porto de Galinhas na CVC, booking.com, decolar.com, hotel urbano ou outra empresa, ou a melhor opção é fazer por conta até na hospedagem em pousadas, resort, hotéis e ainda garantir aquela foto inesquecível. Coloque todos os custos, passeios e acomodações, aluguel de veículo ou buggy, ingressos e todo o resto, assim evitará

História de Porto de Galinhas

A praia, inicialmente foi chamada de Porto Rico, por conta de sua abundância no tipo de árvore pau-brasil. No ápice da escravidão brasileira, foi um dos principais pontos de comércio por escravos ilegais pelo nordeste do Brasil. Como, em sua maioria, chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d’angola, costumava ser anunciados com a frase “tem galinha nova no porto!”, tendo seu nome aos poucos substituído de Porto Rico por Porto de Galinhas. Durante a década de 90, destacou-se como polo turístico por tanta beleza, causando danos à vida marinha na região, obrigando o controle da atividade dos turistas a partir do ano de 2014.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?