Copa do Mundo 2018 será na Rússia

Um dos eventos a nível mundial mais esperado é a Copa do Mundo. A última que tivemos no Brasil, infelizmente, deu margem a muito desgosto, quer pela derrota vergonhosa de 7×1 do Brasil para a Alemanha, quer pelos escândalos de corrupção que tiveram lugar na ocasião. Contudo, tudo isso passou e já chegamos ao ano de uma nova Copa, a qual se realizará pela primeira vez na Rússia. Vamos ver alguns detalhes.

Curiosidades
7 meses atrás
Copa do Mundo 2018 será na Rússia
Pedro Martins / MoWA Press

Rússia, sede da Copa de 2018

A Rússia sediará a Copa de 2018, que ocorrerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho, ou seja, dentro de pouco mais de dois meses. Então, se você ainda não se planejou para sua viagem, faça-o logo. Mas se você pretende assistir do conforto de sua casa, alguns detalhes poderão deixar o torneio ainda mais interessante.

Em primeiro lugar, serão 11 as cidades onde os jogos ocorrerão: Kaliningrado, Kazan, Krasnodar, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, Iaroslavl, e Ecaterimburgo. Cada uma dessas cidades terá 1 de seus estádios utilizado para os jogos, exceção de Moscou que terá dois estádios dedicados à Copa.

Alguns desses estádios está sendo apenas reformado ou, quando muito deteriorado, reconstruído. Mas 7 deles – mais que a metade – estão sendo feitos do zero. A média de capacidade de torcedores desses estádios é de aproximadamente 45 mil pessoas. Mas o estádio de Lujniki, em Moscou, comporta quase o dobro: 81 mil pessoas.

Países participantes da Copa 2018

São 32 os países que terão representação de suas seleções na Copa de 2018. As vagas foram disputadas nas chamadas eliminatórias, da qual participaram 206 seleções, e apenas a anfitriã não precisou disputar para garantir sua vaga, nada mais justo. As outras vagas foram distribuídas da seguinte forma: 13 vagas para a UEFA (União Europeia), 5 para a CAF (África), 4 para a CONMEBOL (América do Sul), 4 para a AFC (Ásia) e 3 para a CONCACAF (América do Norte, América Central e os países Guiana, Guiana Francesa e Suriname da América do Sul).

Além disso, mais 2 vagas ficam disponíveis para a repescagem, que acontece na disputa entre uma seleção da AFC e da CONCACAF e a outra entre uma da CONMEBOL e da OFC, as primeiras colocadas entre os eliminados.

Fase dos Grupos

A primeira fase da Copa acontece entre 8 Grupos (determinados pelas letras de A até H), cada Grupo com 4 países integrantes, o que acontece através de sorteio. Cada país joga uma partida com os outros três integrantes de seu grupo. Ao final de todos esses jogos os dois primeiros colocados dentro de cada grupo passa para a fase seguinte, e os outros dois voltam pra casa.

Oitavas de final

A fase das oitavas de final está constituída pelos dois primeiros colocados de cada grupo da primeira fase, ou seja, 16 seleções, sendo que o primeiro colocado enfrentará o segundo colocado de um outro grupo previamente sorteado.

Para esclarecer vamos a um exemplo: o Brasil pertence ao Grupo F e fica em primeiro colocado na primeira fase. A Argentina pertence ao grupo G e fica em segundo colocado de seu grupo na primeira fase. Brasil e Argentina poderão se enfrentar nas oitavas de final. Contudo, se a Argentina tivesse ficado em primeiro lugar de seu grupo, ela deveria enfrentar o segundo colocado de um outro grupo, pois primeiros colocados enfrentam segundos colocados.

O sistema funciona como se fosse um prêmio: por terem ficado em primeiro, enfrentarão uma seleção teoricamente mais fraca.

Na Copa do Mundo, diferente dos campeonatos a que estamos acostumados no Brasil, não existe jogo de ida e jogo de volta. A partir das oitavas de final existe apenas um jogo, uma chance. Quem perde nessa fase volta pra casa.

Quartas de final, semi-final e final

O mesmo acontece nas fases seguintes, que são as quartas de final, semi-final e final. Em cada fase o perdedor sai da competição. As quartas de final serão disputadas pelas seleções vencedoras da fase anterior, ou seja, 8 seleções. A semi-final serão disputadas por 4 seleções. A final por 2 seleções, saindo o vencedor como Campeão Mundial. A única diferença na fase de semi-final é que os perdedores disputam o terceiro lugar.

No caso da Copa da Rússia de 2018, a final será disputada no dia 15 de julho, no estádio de Luzhniki em Moscou.

Mascote

A escolha do Mascote da Copa é feita pela FIFA. Na Copa de 2018 as três possibilidades finais eram: o lobo, o gato e o tigre-siberiano. O lobo acabou vencendo e foi batizado de Zabivaka, que em russo significa “aquele que marca um gol”.

Bola oficial da Copa 2018

Em homenagem às bolas oficiais das copas de 1970 e 1974, que se chamavam Teslar, a bola oficial da Copa de 2018 se chamará “Adidas Testa 18”.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?