Consultar o IPVA 2018 para saber o valor e quanto pagar é fundamental

Quem tem carro ou moto sabe que algo que não se pode esquecer é de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA. As cobranças começam em janeiro e o valor varia com o modelo do veículo e o local do emplacamento.

Economia
11 meses atrás
Consultar o IPVA 2018 para saber o valor e quanto pagar é fundamental

IPVA mais barato

A alíquota do imposto, direcionado aos proprietários de veículos automotores, varia de acordo com o modelo do veículo e com o estado de emplacamento. Para os moradores do estado de São Paulo ficará cerca de 3,2% mais barato neste ano. “A alíquota permanece a mesma, porém a desvalorização média dos veículos registrados no estado deve resultar em desconto para 2018”, afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor. Para calcular o IPVA é preciso verificar o valor venal do veículo na tabela divulgada pelo governo do estado de São Paulo no Diário Oficial. Em seguida, o proprietário deve calcular o valor do imposto de acordo com a alíquota definida para a categoria do seu veículo. “Proprietários de veículos automotores movidos a gasolina e biocombustíveis, por exemplo, devem recolher 4% sobre o valor venal, enquanto veículos que utilizam, exclusivamente, álcool, eletricidade ou gás terão alíquota de 3%. Quem possui utilitários, ônibus e motocicletas deve recolher 2% de imposto, enquanto donos de caminhões pagam 1,5% de IPVA sobre o valor venal do veículo”, explica Bona. O imposto poderá ser pago em até 3 parcelas, e haverá desconto de 3% para quem pagar o valor em cota única. A cobrança tem início em 9 de janeiro, para placas de final 1.

Os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro também terão desconto de 3% para pagamento integral do valor do IPVA até a data de vencimento, que varia de acordo com o final da placa do veículo – assim como em São Paulo. Quem desejar parcelar, poderá dividir em até três vezes, sem desconto. “O primeiro vencimento do IPVA 2018 no Rio de Janeiro será no dia 22 de janeiro, para veículos com final de placa número 0. O estado ainda não divulgou a tabela de valor venal dos veículos para cálculo do imposto, que deverá ser publicada no site da Secretaria da Fazendo do Rio de Janeiro em breve”, alerta Bona. Os contribuintes do Paraná que possuem veículos terão de contribuir com alíquota de 3,5% sobre o valor venal do bem, de acordo com o governo do estado. A exceção fica por conta dos ônibus, caminhões, veículos de aluguel e de carga e veículos que usam gás GNV, que pagarão imposto de 1% sobre o valor venal. O Educador Financeiro explica: “O cálculo do IPVA 2018 para o Paraná é realizado com base no valor de venda do veículo na tabela Fipe. O calendário do IPVA 2018 para o estado prevê o início dos pagamentos para 10 de janeiro. Pagamentos à vista terão desconto de 3%, enquanto os pagamentos realizados em três parcelas serão cobrados integralmente”.

Na Bahia o imposto também deverá ficar mais barato, com redução média de 3,16%, com base nos cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), que considera a desvalorização dos veículos usados. Quem pagar o imposto antecipadamente e em cota única terá um desconto de 10%, enquanto contribuintes que pagarem o IPVA integralmente na data de vencimento terão abatimento de 5% sobre o valor total. A opção de parcelamento também está disponível, porém sem desconto. Em Minas Gerais terá redução média de 2,98%, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda do estado. O desconto para cota única é de 3% e os vencimentos do IPVA têm início em 10 de janeiro para veículos com placas de finais 1 e 2. As alíquotas do IPVA 2018 no estado de Minas Gerais variam de 1% a 4%. “Para incentivar a quitação do imposto em dia, o governo mineiro informou que contribuintes que se mantiverem regulares por 2 anos consecutivos em relação ao pagamento do IPVA terão desconto automático de 3% sobre o valor do imposto a partir de 2019, além do desconto por pagamento em cota única. Nestes casos, o desconto total poderia chegar a 6%”, conclui Bona.

IPVA em SP

Quem paga IPVA no Estado de São Paulo deve ficar atento, pois a notificação de vencimento não é mais enviada por carta, os proprietários devem verificar o calendário no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Para isso é preciso fornecer o número do Renavam e placa do veículo.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato no estado de São Paulo, em 2018, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda.

A queda média é de 3,2% nos preços de venda praticados no varejo. Os dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que realizou que realizou a pesquiza referente a 11,5 mil diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

A Consulta deverá ser feita apenas pela internet no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br. Para isso é preciso fornecer o número do Renavam e placa do veículo.

IPVA no RJ

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) divulgou a tabela com os valores venais de veículos que servirão de base para o cálculo do IPVA 2018. Os preços sobre os quais incidem as alíquotas do imposto, que variam de acordo com o tipo de veículo e combustível, foram divulgados no Diário Oficial.

IPVA no RS

O calendário para pagamento do IPVA 2018 foi divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul e começa nesta quarta-feira (13). Este ano, quem optar pela quitação antecipada, que vai até o dia 2 de janeiro, pode ter descontos que podem chegar até 24,73% sobre o valor do imposto. Para receber o desconto integral, o motorista precisa se enquadrar nas vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

IPVA em MG

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 terá uma redução média de 2,98% em relação a 2017, conforme anunciado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. A escala de pagamento começa em 10 de janeiro para os veículos com placas de finais 1 e 2.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?