Como tirar ou fazer a solicitação do passaporte em 6 passos

Precisa de instruções para adquirir o seu passaporte? Neste post vamos ajudar você com apenas 6 orientações, passo a passo necessários para garantir seu passaporte. Saiba quais são os documentos exigidos, uma dica importante é que não existe qualquer espécie de renovação ou prorrogação do passaporte. Em caso de reemissão do mesmo por prazo de validade vencido ou para vencer, é necessário um novo documento e para isso, todos os seus documentos originais serão exigidos novamente.

Turismo
8 meses atrás
Como tirar ou fazer a solicitação do passaporte em 6 passos

Então funciona assim: Para fazer viagens internacionais fora da América do Sul, este documento é imprescindível – considerando sua validade. A dica é se planejar e ficar atento às datas, no caso do seu passaporte expirar em menos de 6 meses, é possível renová-lo. Busque o posto da Polícia Federal de mais fácil acesso para você e garanta uma viagem sem dor de cabeça desnecessária.

Solicitando a emissão do seu passaporte.

Será preciso ir até o site da Polícia Federal pf.gov.br/servicos-pf/passaporte, neste endereço há um formulário que deverá ser preenchido de maneira cautelosa e verídica, em seguida você deverá escolher o posto de atendimento do órgão para fazer os tramites legais presencialmente, então escolha o mais acessível. É preciso gerar o protocolo e em seguida imprimi-lo – usará ele mais para frente, será necessária sua apresentação. Caso ainda tenha dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, no mesmo site há mais informações e uma página específica para dúvidas frequentes.

GRU – Guia de Recolhimento da União

O próximo passo depois de preencher o formulário eletrônico, uma Guia de Recolhimento da União será emitida. É uma taxa do governo que deverá ser paga no prazo estipulado.

Vá ao posto da Polícia Federal.

sabe aquele posto escolhido antecipadamente? Ele está especificado no segundo passo – precisará ir até lá, levando consigo todos os documentos originais junto ao protocolo emitido e a guia (GRU) liquidada. A foto, digitais e assinatura serão colhidas durante esta visita. Os documentos também serão analisados neste processo. Fique atento ao agendamento necessário em algumas unidades, poderá perder viagem caso seja obrigatório o agendamento prévio. Neste passo será emitido outro protocolo com a data de retirada do documento.

Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

É possível acompanhar o seu pedido. Normalmente dentro de 6 dias úteis o documento será emitido.

O documento poderá ser retirado somente ao titular.

O passaporte será entregue sob apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo que serão no horário e local previamente indicados.

Documentos necessários para a emissão do passaporte brasileiro na Polícia Federal

  • Protocolo impresso após o preenchimento do formulário.
  • Comprovante de pagamento da GRU.
  • Documento de identidade com foto (Passaporte anterior, RG, CNH ou Carteira de Trabalho).
  • Em caso de alteração do seu nome há necessidade de levar a Certidão de Casamento.
  • Título de eleitor e comprovantes de voto – em caso de dois turnos, levar ambos comprovantes ou, Declaração da Justiça Eleitoral para comprovar regularidade às obrigações eleitorais.
  • CPF.
  • Para homens: documento de comprovação de quitação com o serviço militar obrigatório.
  • Para os naturalizados: comprovante de naturalização.

Dica: para não precisar pagar o dobro da taxa, se tiver algum passaporte anterior, também deverá levá-lo. Há outros tipos de passaportes, caso seja de seu interesse obter informações sobre eles, poderá acessar o site da Polícia Federal ou pelo 194.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?