Como funciona consórcio de carros e motos

Visto como uma boa forma de investimento, o consórcio de automóveis está crescendo no Brasil, mas muita gente ainda não sabe como funciona consórcio de carros e motos, é um método simples e seguro, mas que precisa de muita atenção aos detalhes para não acabar decepcionado, outra boa dia é procurar apenas instituições financeiras reconhecidas.

Auto
2 anos atrás
Como funciona consórcio de carros e motos

Consórcio – Como Funciona

Chamados de consorciados ou de cotistas, os participantes do grupo fazem pagamentos mensais que serão usados na formação de uma poupança comum que busca levantar o valor para um auto financiamento coletivo.

A cada mês alguns integrantes do grupo são sorteados para retirar o valor para comprar seu veículo à vista.

Cada grupo tem suas regras específicas, mas vale muito a pena você ler todo o contrato antes de entrar para um consórcio. No fical todos os integrantes recerão o valor para a aquisição do seu automóvel.

O gerenciamento do grupo é feito por alguma administradora, ela também é responsável pelas contemplações. É função do Banco Central do Brasil fiscalizar os sistemas de consórcios e as administradoras.

Porque fazer um consórcio?

As principais reclamações de quem pretende comprar um carro novo financiado é em relação as altas taxas de juros, além de muitas vezes as pessoas terem grande dificuldade na hora de conseguir crédito, estes são alguns dos principais fatores que estão dificultando a vida de quem quer comprar um carro ou moto.

Uma solução segura e confiável é participar de um consórcio, que oferece diversas opções e planos, para varias faixas de crédito.

“Diante do atual desempenho da economia do país, os consumidores têm apostado na compra programada. O consórcio tornou-se uma opção ainda mais vantajosa do que os financiamentos tradicionais, pois não envolve taxa de juros, IOF e pagamento de entrada, sendo uma maneira mais econômica para aquisição de veículos. Os grupos que lançamos são boas opções aos clientes, pois, além das vantagens características do consórcio, ainda oferecem prêmios aos participantes”, afirma Ronald Macedo Torres, diretor da Rodobens Consórcio.

Duração do consórcio

Cada plano tem suas particularidades, o valor do consórcio corresponde ao crédito da compra dividido pelo tempo de pagamento, além das taxas da administração, em alguns casos o preço ainda incluí o fundo de reserva e o seguro.

Além de fazer os pagamentos mensais, você ainda tem a opção de antecipar pagamentos e até mesmo liquidar o saldo total do crédito antes do prazo, claro que as condições dependem do que foi acordado em contrato.

Com o bem já adquirido e a quitação total do débito, será encerrada a participação no grupo.

O consórcio funciona como uma poupança programada, em que consorciado adquire uma cota e participa de um grupo para aquisição de bens por meio de pagamentos mensais dentro de um período preestabelecido. As parcelas pagas mensalmente formam o saldo financeiro para realização das assembleias do grupo, onde ocorrem as três modalidades de contemplação: sorteio, lance fixo e lance livre.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?