Como escolher o perfume ideal para você

Todos nós precisamos saber o que devemos levar em conta quando se trata de perfumaria, não é necessário ser um especialista, mas é imprescindível saber escolher para acertar na fragrância. Sabia que o clima pode interferir? Pois é, não se deve levar somente em consideração o gosto, no caso, a estação do ano e o clima precisam ser lembrados, afinal a variação de temperatura com certeza vai interferir no resultado final e na aderência dele na pele.

Vida, Saúde e Beleza
10 meses atrás
Como escolher o perfume ideal para você
Como escolher o perfume ideal para você (foto: reprodução)

Perfume e temperatura tem tudo a ver

Quando for escolher o seu perfume, experimente na sua pele e o ideal é esperar um pouquinho para identificar como ele ficará de fato. Em dias de baixa temperatura, o corpo naturalmente transpira bem menos, então o perfume evapora e exala bem menos. Enquanto dias mais quentes, fazem o corpo produzir maior quantidade de suor, exalando a fragrância em maior quantidade, o que destaca todas suas notas. É importante deixar claro que não é exatamente uma regra, mas também é verdade que alguns perfumes e suas essências podem sim serem recomendadas para climas frios. seu perfume favorito é forte e você gosta de passar independente da temperatura, a dica é que para dias quentes as doses sejam menores, assim fica mais confortável para todos.

Naquele friozinho, abuse das notas um pouco mais adocicadas, apenas com aquele toque de florais opulentos, densos com especiarias mais quentes (cravo e canela são ótimos exemplos). Para os dias de clima mais suave, dê preferência às fragrâncias amadeiradas, ambaradas e os Chypres (os das famílias orientais quentes) são ideais, como passam mais a sensação de calor e aconchego, provavelmente deixarão você bem confortável. São famílias olfativas mais intensas, com um aroma mais marcante, combinado tanto com o frio. Caso contrário é provável que fique exagerado (durante o verão a dica de ouro é seguir em direção aos cítricos, florais frescos e aromáticos, como possuem notas mais leves, combinam mais com o verão. Mas, se a vontade é de uso durante uma época mais fria, será preciso uma quantidade mais significativa para que estejam realmente mais presentes.”

Mas, como escolher um perfume?

O segredo do sucesso é você gostar. Para isso, deve experimentar e encontrar as notas que combinam com você, assim definirá a fragrância perfeita. Tem que passa perfume até para dormir, e tem outros que curtem essa ideia das fragrâncias, mas não querem é exagerar ou não sabem como usar. Caso seja a sua situação, saiba o que fazer.

Vale a pena dedicar um tempinho testando as opções em sua pele, afinal, não é mais novidade que cada um tem o seu próprio cheiro, por isso, uma só fragrância pode mesmo se alterar de pessoas ou na própria fitinha de experimentação olfativa. A fragrância tem nuances, que são notas percebidas primeiro e outras que aparecem ao longo do dia. Por isso, o ideal é passar na pele e esperar alguns minutos para reconhecer o coração de uma fragrância e aí, sim, ter certeza que ela te agrada. O tipo de líquido que você compra determina o tempo de durabilidade dele na sua pele, quer que ele seja duradouro, a escolha deverá ser um eau de parfum, este tipo tem maior poder de fixação (tipo de perfume com maior concentração de essência). Para casos mais suaves, pode usar em abundância, principalmente em casos de não se importar em reaplicar ao longo do dia, pode escolher uma água de colônia ou um splash, que são diferentes tipos de fragrância sofrendo interferência também em seu valor na vitrine.

Como aplicar o perfume corretamente

Caso a duvida seja em quais lugares do corpo deve ser aplicado o perfume, a resposta também é simples. Na verdade, não há regras pré-definidas em como aplicar uma fragrância corretamente. O que existem, são regiões do corpo que aderem e exalam muito bem a fragrância auxiliando na durabilidade do aroma (a dica é para a parte de trás do pescoço, punhos, atrás da orelha e cotovelos). Como são partes um pouco mais quentinhas, concentram maior circulação do sangue, então, o perfume acaba evaporando suavemente, liberando a fragrância devagar.

Recomendações para quem não usa, mas quer começar a se perfumar

Seguinte: o jeito ideal é que vá testando, aos poucos, mesmo. Ainda é como se descobre uma fragrância agradável a você combine com a sua personalidade e gosto olfativo. Pode começar pelos florais com leves toques frutais e musk (tipo de perfume), como exalam menos, acabam se tornando coringas e são mais fáceis de aplicar.

IMPORTANTE: Não há aquele momento inapropriado de uso do perfume, porém é fundamental que se tenha noção com relação à quantidade a ser usada, pode incomodar você e os outros, tornando uma situação desagradável.

Dicas de ouro: qual momento o perfume é proibido?

Muita gente gosta de passar perfume até na hora de dormir, vai de cada um mesmo. O que é preciso, é ficar atento para as fragrâncias de qualidade, elas são testadas e preparadas para não causar qualquer tipo de alergia, manchas nas peças de roupa ou na pele, ainda que expostas ao sol. O grande amigo para esta hora é o bom-senso (pense sobre a quantidade e a respeito do tipo de fragrância e, sirva-se!).

É válido ficar atento e evitar usar perfume, nem bem fraquinho, ao fazer visitas para bebês muito novinhos, eles são sensíveis, e o perfume pode sim causar alergias. Caso este bebe estiver em meados de um aninho, tá tudo liberado, ele já se acostumou com o nosso mundão.

Na academia, durante seus treinos, é importante prestar atenção. Lembre-se de que não é um ambiente favorável para qualquer fragrância, ela pode se misturar ao suor, exalar excessivamente e incomodar quem está treinando por perto de você. O perfume é para agradar, não para espantar!

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?