Como baixar aplicativo Uber motorista pode ser uma boa escolha

Com o mercado de trabalho em crise como estamos vendo, muita gente tem buscado um meio alternativo de ganhar dinheiro. Ser motorista Uber, para alguns, pode ser uma boa opção. São muitas vantagens: trabalha o quanto quer, quando quer e não precisa dar satisfação para nenhum chefe, mas tem que ter a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Tecnologia
6 meses atrás
Como baixar aplicativo Uber motorista pode ser uma boa escolha

Baixar Aplicativo – Primeiros passos

Para ser motorista Uber existe alguma burocracia – afinal, estamos no Brasil – mas não é nada do outro mundo. O primeiro passo é cadastrar-se na empresa Uber, o que se faz sempre através do site.

Depois você deverá enviar a CNH definitiva e com a observação “Exerce Atividade Remunerada”. Essa observação só pode ser conferida pelo DETRAN. Então, não tem como escapar, vai precisar ir até o DETRAN e fazer a solicitação. Será necessário um laudo médico e, claro, o pagamento de uma taxa, a qual varia de cidade pra cidade.

O terceiro passo será enviar a CRLV do veículo que será utilizado para esse serviço. Aliás, o carro deverá obedecer a algumas condições para poder prestar o serviço Uber, o que também vai depender da categoria escolhida pelo motorista. Explicaremos mais adiante.

Com todos esses documentos enviados à Uber, será só esperar que a equipe analise a procedência e veracidade, o que pode demorar até 7 dias. Uma vez aprovado, o motorista estará pronto para atuar.

Baixando e instalando o aplicativo Uber Motorista

Para os motorista existe um aplicativo próprio da Uber. Esse aplicativo é onde o motorista vai receber as solicitações de corridas dos clientes. Para baixar e instalar esse aplicativo será necessário apenas possuir um smartphone 2013 ou mais recente e ter acesso à internet, ele é totalmente gratuito.

Se o usuário utilizar o sistema Android, deverá baixar o app pela Google Play, digitando o nome “Uber Motorista” no campo de busca. Caso o aparelho seja iPhone, então o procedimento deverá ser feito na Apple Store.

Configurando o aplicativo

Uma vez com o aplicativo instalado, será necessário configurá-lo, o que deve ser feito com as mesas informações do momento da inscrição na empresa. O motorista precisará de um usuário e senha, além de algumas outras informações pessoais. Uma conta bancária deverá estar vinculada ao motorista, e esta precisa necessariamente estar em seu nome.

Começar a trabalhar

Para ficar disponível, o motorista apenas precisará iniciar o aplicativo. Quando alguém quiser solicitar uma corrida verá no mapa os motoristas que estiverem pela região. Assim que o cliente escolher o local de destino, com base no GPS do celular, o motorista mais próximo receberá no seu aplicativo a solicitação. Caso confirme o aplicativo iniciará a rota até o cliente e em seguida a rota para o destino dele.

Criando um bom perfil

O perfil do motorista é um dos requisitos mais importantes para quem pretende trabalhar como Uber. Os clientes olham com muita frequência – 90% das vezes – antes de continuar com solicitação. No perfil estão incluídas as informações: número de viagens que você completou; há quanto tempo você dirige; sua avaliação; adesivos de elogios de usuários; agradecimentos das suas últimas 5 viagens 5 estrelas (aqueles comentários que os usuários fazem ao completar a viagem); adesivos que você ganhou por conquistar marcos importantes.

Mas, além disso, o motorista pode acrescentar manualmente algumas outras informações: de onde você é; idiomas que você fala; fatos interessantes; recomendações sobre o que fazer na sua cidade; entre outras coisas que possam ser relevantes para o perfil transmitir segurança.

Posso perder a autorização para dirigir como Uber?

Sim, o motorista pode perder a autorização para ser Uber. O procedimento chama-se “desativação” e ocorre mediante algumas atitudes não aceitáveis para a empresa. Algumas delas são:

1. Ficar com o aplicativo on-line, mas não atender ao cliente imediatamente. O que não significa que o motorista precisa atender a qualquer momento, ele pode desligar o aplicativo quando não puder dirigir. Mas se estiver on-line deverá atender imediatamente o cliente.

2. Ter uma taxa de aceitação menor que o permitido. Ou seja, recusar a maior parte das viagens que são solicitadas pelos clientes. Por isso é importante manter o aplicativo desligado quando não estiver trabalhando efetivamente.

3. Criar perfil falso ou duplicado.

4. Manipular viagens ou contas, por exemplo, burlar o trajeto programado pelo GPS para seguir um caminho mais longo e custoso para o cliente.

5. Recusar animais de serviço, por exemplo o cão-guia para cegos.

6. Avaliação baixa dos clientes, ou seja, reclamações e notas inferiores ao exigido pela empresa.

7. Informações ou documentos falsos apresentados à empresa.

8. Estar com outra pessoa dentro do carro que não faça parte da viagem solicitada.

9. Portar arma de fogo durante o serviço como motorista Uber.

10. Violência, assédio moral e assédio sexual. Ou seja, fazer comentários, ou mesmo elogios, sobre aspecto físico, roupa ou qualquer outra forma de insinuação, ou ainda tentar contato físico ou ato obsceno que deixe o cliente constrangido.

11. Instar câmera interna de gravação dentro do veículo.

12. Dirigir embriagado.

13. Praticar qualquer forma de discriminação.

Há ainda outros elementos que podem servir como motivo justo para a desativação do motorista.

Categorias de Uber

A Uber oferece o serviço de viagem em vários níveis, desde o mais básico até o mais luxuoso e confortável. Isso se concretiza pelo modelo do carro que faz o serviço. Claro que quanto melhor o serviço, e consequente o carro, maior é o valor a ser pago. Basicamente as categorias são: Uber simples ou como alguns chamam Uber-X, UberSELECT e UberBLACK.

Na categoria mais comum os requisitos são básicos: o carro precisa ser de 2008 para frente, ter 4 portas e 5 lugares, possuir ar-condicionado. Em São Paulo, por causa da regulamentação municipal, os veículos precisam ser de 2010 em diante. Além disso – e vale para as outras categorias também – o veículo não pode ter placa vermelha, nem ser pick-up, van e caminhonete; não podem estar adesivados, nem mesmo plotados, sinistrados, recuperados, ou com alteração no sistema de suspensão.

Em seguida temos o UberSELECT, que além das especificações da categoria anterior ainda precisam ser de 2012 para frente e devem estar na lista de carros permitidos pela empresa. Essa lista varia de um estado para o outro. O valor das corridas são cerca de 20% mais caras, o que é ótimo para o motorista.

Por fim, a categoria UberBLACK, que além dos requisitos das duas outras categorias abaixo, ainda precisam ter banco de couro, devem ser sedan ou SUV, e obrigatoriamente na cor preta. Também aqui precisa estar dentro de uma lista específica de modelos permitidos pela empresa. Após ingressar como Uber, o motorista com veículo nessas condições deve solicitar a subida de categoria, o que costuma levar de 3 a 5 semanas.

Posso ser Uber com carro alugado?

Sim, é possível ser motorista Uber com carro alugado. Aliás, a própria Uber tem parcerias com locadoras de automóveis, facilitando o trâmite para os motoristas Uber, além de conseguir uma oferta melhor que se fosse para um particular qualquer.

E se você está se perguntado se no fim das contas vale a pena alugar um carro para o serviço, a resposta é sim. Em primeiro lugar os ganhos são muito maiores que os gastos; em segundo lugar, alugando um carro para prestar esse serviço, você deixa de “bater” seu próprio carro no dia-a-dia. Colocando na ponta do lápis, pode sair até mais barato fazer o serviço com um carro alugado do que com o próprio. Mas isso depende de cada um sentar e fazer os cálculos.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?