Como alugar um carro nas viagens ou para o dia a dia

Ainda há um tabu a respeito de aluguel de veículos pelo Brasil. Então encontramos uma maneira bem descontraída e recheada de conteúdo para trazer aos nossos leitores mais que um conhecimento, um certo tipo de experiência. Com dicas e vários itens, desenvolvemos este guia básico para garantir uma boa parceria entre locadora e cliente.

Auto
9 meses atrás
Como alugar um carro nas viagens ou para o dia a dia
Como alugar um carro nas viagens ou para o dia a dia (foto:reprodução)

Como é que funciona uma locadora de carro?

O processo locação possa variar de um local ou empresa para outra, mas algumas regras são padrões e se aplicam de maneira igualitária a qualquer locadora. O aluguel de veículos em locadoras profissionais chega a ser uma opção boa opção e bastante conveniente para os que precisam de um carro num período de férias, seja para um evento especial, para reuniões, ou dia a dia entre outras ocasiões.

Qual é o processo básico

Fazer os tramites de locação veicular é normalmente bem tranquilo você precisará contatar uma empresa de sua confiança, atender aos requisitos para o processo de aluguel de carros e fazer, então a sua solicitação. Há empresas que permitem esta solicitação via internet, o que é bem mais rápido e garante uma boa economia de tempo, mas tem outras precisam que seja pessoalmente para colher assinaturas. Durante o tramite de retirada do veículo alugado, precisará apresentar sua CNH (Carta Nacional de Habilitação), um cartão de crédito de sua titularidade e, claro, documento de identificação oficial – que pode ser a própria CNH.

IMPORTANTE: locadoras de veículos aceitam única e exclusivamente cartão de crédito como forma de pagamento, pois dessa forma é mais fácil cobrá-lo por quaisquer passivos que você enfrentar, no caso de estragos no veículo.

Como alugar carros on-line

A internet é uma grandiosa ferramenta para ganho de tempo e muito mais. Empresários e trabalhadores precisam desta economia para contarem com vantagens em seus negócios, pensando nisso, surgiram os sites comparadores de locadoras de veículos. Na verdade, são mais uma ferramenta de busca, eficiente e rápida, para todos os consumidores. São dois tipos de sites que atendem este público:

  1. Aqueles que permitem aos consumidores reservar o carro diretamente através dele.
  2. E os que permitem aos consumidores visualizar os preços dos automóveis, redirecionando-os para o site da locadora de veículos escolhida.

Base de valores para o aluguel veicular

  • Os preços de aluguel de automóveis variam:
  • Pela data ou período,
  • Localização de uso
  • Categoria de veículo que você quer.
  • Certifique-se do tipo de quilometragem contratada, ela interfere diretamente no valor da locação

O que vale mais a pena, Km livre ou controlado?

É preciso considerar o seu orçamento e o tempo que precisará do veículo, também é importante levar em conta que algumas proteções oferecidas pelas locadoras são realmente necessárias e, de certa forma, inteligente contratá-las, enquanto outras podem ser completamente desnecessárias. Vamos comentar sobre pontos relevantes para ajudá-lo em suas escolhas:

Seguro contra danos, colisões e roubo
Este é o seu seguro básico, normalmente embutido na tarifa, cobre roubos, batidas e quaisquer outras avarias.

  • Seguro contra acidentes pessoais
  • É um item que pode valer a pena, ele cobre despesas médicas provenientes do momento do acidente, mas pense duas vezes se tiver plano de saúde.

  • Proteção a terceiros
  • Podemos considerar uma questão bem útil que deve ser analisada sim. Pode abranger danos materiais e também pessoais para terceiros que se envolveram no sinistro.

    Detalhes e informações importantes. Atenção!

  • Sobre o combustível
  • O tanque vem cheio e volta cheio. Pois no caso disso não acontecer, o locatário assumirá o pagamento de uma tabela própria que pode resultar num valor muito mais alto pelo combustível, direto na locadora.

  • Sobre opcionais
  • Para quem usa sistemas de navegação ou GPS, como são acessórios, podem ser contratados à parte. É uma dica para quem precisa de cadeirinha infantil, assentos de elevação ou condutor adicional.

  • Leia atentamente antes de assinar na linha pontilhada
  • Verifique os detalhes, antes de assinar, se todas as opções que você escolheu são parte do contrato definitivo. Vale dar uma conferida se alguma taxa ou seguro extra foi adicionado acidentalmente.

    DICA: inspecione minuciosamente o que puder no ‘seu carro’ antes de assinar documentos, elas normalmente tem um formulário de inspeção. Ele deverá ser assinado antes de sair da loja, o que limita a possibilidade de que você seja responsabilizado por danos que não causou.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?