BMW HP4 Race tem chassi e rodas em fibra de carbono

Uma moto simplesmente excepcional. Não há nenhuma outra no mundo que possa ser comparada a ela. Construído em fibra de carbono, seu chassi pesa apenas 7,8 kg e tem mais resistência que os modelos comuns que vemos todos os dias. Mas não é um item para qualquer bolso, por isso só existem 750 unidades pelo mundo, todas produzidas à mão.

Motos
8 meses atrás
BMW HP4 Race tem chassi e rodas em fibra de carbono

Preço alto

A BMW HP4 Race tem um preço compatível com a qualidade do produto, bem acima da média, girando em torno dos R$ 490.000, não é pra qualquer um.

Pura emoção

Quando se fala em emoção sobre rodas, são poucos os modelos capazes de oferecer o que a HP4 Race tem de sobra. Com curvas de uma superesportiva e motorização que não deixa a desejar, o modelo faz a adrenalina saltar pelas veias.

Chassi em fibra de carbono

Seu chassi é construído totalmente em fibra de carbono, o que deixa seu peso em apenas 7,8 kg. Seu peso total é de apenas 146 kg, simplesmente um sonho da engenharia que se tornou realidade, ou melhor, que se tornou motocicleta.

Motorização sobeja

A motorização da HP4 Race é sobeja. Conta com um motor de 4 cilindros em linha, 999 cilindradas e alcança uma potência de 158 kW (215 HP) a 13.900 rpm, com um torque de 120 Nm a 10.000 rpm, sendo capaz de atingir os 300 Km/h.

O motor também é feito à mão, em Berlim e são ajustados e testados antes da instalação na moto. Isso significa que que a HP4 RACE é entregue com um motor já amaciado e com a primeira revisão feita, pronto para entregar todo seu potencial logo na primeira aceleração.

Suspensões de última geração

A suspensão dianteira é constituída do Garfo Öhlins FGR 300 WSBK, com rebote ajustável e amortecimento em estágios de compressão. Além disso, tem pré-carga de mola e direção ajustável.

Já a suspensão traseira, tem braço oscilante de alumínio WSBK, com suporte central da mola Öhlins TTX 36 GP, amortecimento com estágios de compressão, pré-carga da mola ajustável, e ponto ajustável do pivô do suporte da mola superior (0/3 mm).

Porque fibra de carbono?

Se engana quem pensa que a fibra de carbono foi escolhida por causa do design ou mesmo do peso da motocicleta. Muito mais do que isso, a fibra de carbono tem um papel fundamental na engenharia dessa moto, pois que facilita o pré-cálculo e a incorporação de torsão e rigidez. Ou seja, é possível prever com exatidão a capacidade de torção vs rigidez do material. O material foi utilizado também nas rodas, que permanecem flexíveis no ponto certo.

Desenvolvida para pista de corrida

Pode-se perceber pelo que vimos até aqui que o modelo não é para passeios de fim de semana. Trata-se de uma moto voltada exclusivamente para as pistas de corrida. Por isso, toda sua aerodinâmica foi cuidadosamente projetada para entregar o maior desempenho, por exemplo a dianteira bipartida que por assim dizer corta e devora o vento contrário, e o espalha pela lateral com a pressão aerodinâmica. Da mesma forma, o para-brisa tem a forma perfeita para proteger o piloto do vento, mas sem oferecer resistência desnecessária ao vento. Enfim, uma verdadeira obra prima!

Painel de instrumentos em 2D

Outra característica incomum no geral das motocicletas é o painel de instrumentos em 2D, que apresenta todas as principais informações que o piloto precisa durante a corrida. Além de os apresentar, o painel permite salvar as informações e ainda controlar algumas funções do modelo, tal como o Controle de Tração Dinâmica (DTC).

Controle de Tração Dinâmica

O Controle de Tração Dinâmica (DTC) é um sistema que auxilia o piloto a controlar a moto, especialmente em grandes velocidades. Ele trabalha em conjunto com a aceleração eletrônica, o sistema de suspensão e alguns sensores inseridos no modelo. Ele é atualizado constantemente e calcula a resposta exata para cada situação. Não há nada mais avançado em matéria de segurança sobre duas rodas e, sobretudo, nada mais emocionante!

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?