Aproveite as melhores dicas sobre as mais belas cataratas do mudo, o que fazer em Foz do Iguaçu e seus pontos turísticos

Deve estar se perguntando onde fica um dos lugares mais bonitos do mundo, então quer ir viajar e está pensando onde ir, Foz do Iguaçu é um excelente destino nacional e um dos mais buscado por gringos, então se liga nas dicas do que fazer, pacotes promocionais, sobre as cataratas e pontos turísticos, sobre a divisa com a Argentina, hotéis nacionais e internacionais tanto aqui, quanto do outro lado da fronteira em Porto Iguaçu. Este patrimônio mundial da humanidade soma mais de 275 quedas de até 80 metros de altura, chega a 2800 metros de extensão.

Turismo
8 meses atrás
Aproveite as melhores dicas sobre as mais belas cataratas do mudo, o que fazer em Foz do Iguaçu e seus pontos turísticos
Angelo Leithold / Wikimedia

Foz do Iguaçu é considerada mais que um município, é patrimônio mundial com três fronteiras, Paraguai, Argentina e Brasil, pelo estado do Paraná. A cidade tem uma população com mais 264 mil habitantes,segundo o IBGE de 2017. A revista Exame publicou um artigo em março de 2014, dizendo que este é o terceiro destino escolhido entre turistas estrangeiros no Brasil e o primeiro na região sul.

Falando em maravilhas mundiais

Há mais de 10 anos, em 1996, o destino foi considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, quem deu este título à Foz foi a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, o lugar tornou-se conhecido internacionalmente por suas quedas d’água e uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, é uma das sete maravilhas naturais do mundo). Esta maravilha ficou conhecida também pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a primeira em geração de energia e a segunda maior do mundo em tamanho.

Um lugar no mapa parcialmente frio com temperatura média anual chegando em 20,4 °C. Por conta de sua localização e clima, a vegetação é de Mata Atlântica, e mais um detalhe bem legal para citar é que o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,751.

Suas fronteiras, saiba sobre as divisas

Falamos de um total em área urbana que ultrapassa a marca dos 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, países com fronteiras ligadas entre si. Vindo de linguagem indígena a derivação de seu nome se dá por um topônimo indígena, se decomposto originalmente em Y (água) e guazú (grande).

Um pouco de história do paraíso sulamericano

A Universidade Federal do Paraná, concluiu por suas pesquisas que onde hoje é o espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos, ou seja – antes de sua formação. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os índios.

Em 1542, o espanhol Álvar Nuñez Cabeza recebeu o registro de que foi o “descobridor” das quedas. Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Em 1889, o Tenente Antonio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar. Nos primeiros anos do século XX, a população municipal alcançou por volta de 2 mil pessoas, um vilarejo com hospedaria, mercearias, um quartel militar rústico, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça junto à agricultura de subsistência. Em 1910, a Colônia Militar passou à “Vila Iguassu”, no Município de Guarapuava, sequencialmente foi entregue aos cuidados do governo do Paraná, transformando-a em Coletoria Estadual da Vila. Na data de 10 de junho de 1914 aconteceu a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores, e seu nome “Foz do Iguaçu” em 1918. Em em 1969 a estrada de acesso entre Foz do Iguaçu e Curitiba foi asfaltada cortando o estado do Paraná de leste a oeste.

Após a Ponte Internacional da Amizade (Brasil – Paraguai) em 1965 e a BR-277 em 1969 (via que liga Foz do Iguaçu à Curitiba e ao litoral), Foz do Iguaçu um crescimento acelerado, expandindo o comércio, inclusive com o município paraguaio – atual Ciudad del Este.

A construção da Hidrelétrica de Itaipu (Brasil – Paraguai), iniciou em 1970 e gerou muitos impactos pela região. Aumentou consideravelmente o contingente populacional de Foz do Iguaçu. Veja os números:

  • Década de 1960 – 28.080 habitantes
  • Década de 1970 – 33.970 habitantes
  • Década de 1980, 136.320 habitantes

É um registro de crescimento em 385%, estimando-se atualmente algo em torno de 255.900 habitantes.

Sobre o Parque Nacional de Foz do Iguaçu

Esta história do Parque Nacional começa na primeira década, em 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Santos Dumont, Pai da Aviação e seu legítimo “fundador”. Eram terras pertencentes a um uruguaio, Jesus Val, mas Dumont intercedeu às autoridades constituídas na época, Affonso Alves de Camargo, pedindo a desapropriação das terras tornando-se então um patrimônio público. E assim foi declarada de utilidade pública no mesmo ano, mas em 39 estava sendo criado o Parque Nacional do Iguaçu.

Sobre Religião nesta cidade com tantos povos

É um município de maior diversidade religiosa no País, entre as denominações protestantes em Foz do Iguaçu, a maioria da população é pentecostal. Segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os números giram em torno com 58,55% praticantes católica romana, 27,49% evangélicos, 7,07% sem religião, 2,18% islâmicos, 1,4% espíritas, 0,6% Testemunhas de Jeová, 0,41% budistas, 1,43%de outras religiões cristãs (incluindo Igreja Católica Apostólica Brasileira, Igreja Ortodoxa e Mormonismo e outros grupos ), e 0,36% outras religiões.

Economia do município

A fonte de renda municipal é dividida em três frentes:

  • Turismo (segundo destino de turistas estrangeiros no Brasil e o primeiro da região sul);
  • Comércio e a prestação de serviços;
  • Geração de energia elétrica.

Turismo e dicas para passar bem

A cidade ficou conhecida mundialmente pelas atrações turísticas, dentre as mais famosas estão:

  • As Cataratas do Iguaçu
  • A Hidrelétrica Binacional de Itaipu, a maior hidrelétrica mundial em produção anual de energia

Um de seus demais atrativos, é a possibilidade de compras de objetos com preços bem mais baixos em Ciudad del Este, no Paraguai. E conhecer o lado argentino das Cataratas, fora frequentar os cassinos, o que não é permitido no Brasil.

Resumindo: As principais atrações são o conjunto de quedas, as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu que é um Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO, a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná – onde as três fronteiras se encontram, a Ponte Internacional da Amizade (acesso ao Paraguai) e Ponte da Fraternidade (acesso à Argentina) e o Parque das Aves (com aproximadamente 900 aves de 150 espécies), entre outras menos conhecidas como o museu de cera e o Parque dos Dinossauros.

Gastronomia

Experimente o Pirá de Foz – é uma comida típica da cidade. Tem o prato assado – Dourado (peixe de escamas encontrado no Rio Paraná), também é um sucesso na gastronomia local.
Curiosidade: todo ano tem o Concurso do Dourado Assado e pela cidade há diversos tipos de restaurantes com gastronomias variadas, com direito aos fast foods, mas a culinária libanesa recebe um up por lá, são vários restaurantes neste segmento, o destaque é o shawarma (sanduíche de carne ou frango) um queridinho local.

Esportes

Foz, atualmente é representada pelo Foz Cataratas Futsal, no futebol de salão, e pelo Foz do Iguaçu Futebol Clube, no clássico futebol, participando na primeira divisão paranaense e esteve na série D do Campeonato Brasileiro em 2016. Contou com equipes no Campeonato Paranaense de Futebol (Itaipu Esporte Clube, Foz do Iguaçu Esporte Clube, Flamengo e Cataratas Esporte Clube. O município sediou em 1997 os Jogos Mundiais da Natureza e em 2013 uma etapa dos X Games.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?