Agora sua CNH será digital

Chega de tanta burocracia, baixe sua CNH digital com facilidade, sem sair de casa e sem pagar nada por isso. O método disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo é simples e faz parte de um “pacote de melhorias tecnológicas” que o governo pretende oferecer aos cidadãos. Além disso, o envio da versão impressa pelos Correios será gratuito também.

Auto
6 meses atrás
Agora sua CNH será digital
José Cruz /Agência Brasil

Baixar CNH digital?

Para obter a CNH na versão eletrônica basta baixar o aplicativo “CNH Digital” nas lojas virtuais de aplicativos (GooglePlay para Android; AppleStore para iPhones). Contudo, as regras para obtenção da CNH permanecem de caráter federal, ou seja, sujeitas às normas nacionais.

Isso quer dizer que para conseguir o documento digital é preciso que a CNH esteja regularizada (valida, não vencida, não suspensa, etc.). Além disso, é preciso que a versão atual da sua CNH possua o QR Code para fazer a solicitação. Caso a sua não tenha esse código, não se preocupe, você pode solicitar a segunda via através da internet.

Versão digital terá o mesmo valor da versão impressa

Uma das grandes vantagens da CNH digital é que ela terá o mesmo valor jurídico da versão impressa. Portanto, bastará apresentar sua CNH no celular à autoridade que a solicitar e pronto. Não há mais perigo em perder, molhar, rasgar ou qualquer outro dano ao documento. O QR Code será suficiente para dar validade à versão eletrônica.

Identificação Biométrica Eletrônica

Sim, será preciso cadastrar a biometria para poder ter o recurso da CNH eletrônica. Mas isso será inevitável de qualquer forma, pois o Governo instituiu o Sistema Estadual de Coleta e Identificação Biométrica Eletrônica que visa implantar o uso da biometria para diversos serviços públicos. Dessa maneira, apenas com o uso da biometria será possível o cidadão se identificar, sem precisar carregar dezenas de documentos. Além disso, o sistema pretende evitar fraudes.

Envio gratuito pelos Correios

Outro benefício do programa é o envio gratuito da versão impressa. Essa versão não será mais obrigatória para quem possuir a versão digital, mas se o motorista preferir tê-la, basta fazer a solicitação e o envio será feito sem nenhum custo.

Atualmente as formas de receber a CNH são a de ir até um posto do Detran ou Poupa Tempo ou pedir pelo correio. Nessa segunda opção o custo é de R$ 11,00. Mas com a CNH digital os postos de atendimento ficarão mais vazios e será possível realizar o serviço de forma mais rápida e sem custo. São emitidas por mês de 400 a 500 CNH’s no estado de São Paulo.

Passo-a-passo para obter a versão digital

1. Verifique se sua CNH tem o QR Code (código de barras quadrado), as que foram emitidas a partir de maio de 2017 já têm. Caso sua CNH não possua o QR, basta solicitar a segunda via pelo site do Detran (não precisa comparecer a nenhum posto para isso).

2. Obtenha o e-CPF caso você ainda não tenha. Isso deve ser feito num posto do Detran-SP presencialmente levando um documento de identificação com foto.

3. Verifique a situação atual de sua CNH. Se houver alguma irregularidade será preciso primeiro regularizar a situação.

4. Com os requisitos acima cumpridos, faça o cadastro no Portal de Serviços do Detran. Para isso, entre no menu Usuário > Cadastro e preencha as informações. Depois, ative seu usuário através do código que será enviado ao e-mail cadastrado. Entre com usuário e senha e vá ao menu CNH Digital e clique em “Ativar”. Será enviado um SMS ao celular cadastrado e com o link poderá ser feito o donwload da CNH Digital, através do aplicativo.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?